Nos últimos anos, houve certa mudança no cenário da produção avícola brasileira. Estando muito mais valorizada atualmente, a criação de frangos de granja tem se destacado e com isso a concorrência aumenta com novos empreendedores começando negócios como este.
Na década de 60, houve um impulso em relação à avicultura de corte e, poucos anos depois, já havia milhares de matrizes de corte espalhadas por granjas brasileiras. Com o clima favorável e uma boa expansão da soja e do milho, a produção começou a aumentar e os consumidores tiveram uma boa receptividade à carne de frango, que é bem mais barata que a carne bovina.
Os hábitos alimentares da população passaram por mudanças e as pesquisas afirmam que os brasileiros estão consumindo mais carne de frango do que carne de boi e porco. A população de poder aquisitivo mais alto se adaptou há pouco tempo com a chegada do frango como principal ave de seu cardápio.
A criação de frangos de granja pode ser usada para corte de frangos e na obtenção de ovos. Esta dupla atividade vem movimentando há muitos anos o setor e garante uma lucratividade maior ao empreendimento.
Cabe ao empreendedor dispor de uma estrutura que possa acomodar uma grande quantidade de frangos vivos, contendo freezer e outros equipamentos para manter os frangos abatidos sob refrigeração proporcionando as condições ideais que o alimento precisa para ser estocado e preservado.
Criação de frangos de granja – Vantagens
A vantagem da criação de frangos de granja é que as pessoas têm a fonte protéica animal mais acessível do mercado e admiram muito o sabor. Investir em divulgação, explicitando as principais vantagens, é uma boa pedida para aumentar a lucratividade da criação de frangos de granja.
Além disso, o mercado brasileiro é o quarto maior consumidor de frango do mundo. Assim, é quase evidente que compradores não faltarão, inclusive as exportações estão fazendo trabalhos ainda mais gigantescos com a introdução do frango de granja brasileiro para outras cidades e países.
O mundo inteiro sempre aceitou muito bem a carne de frango brasileira e a criação de frangos de granja abastece, principalmente, os países do Oriente Médio.
Criação de frangos de granja – Barreiras comerciais
É muito comum que o empreendedor de criação de frangos de granja avance no mercado e acabe exportando seus produtos. Vemos então certa dificuldade em alguns países para a introdução do frango além das fronteiras.
As barreiras comerciais ainda existem em época de globalização, como a que estamos vivendo, e são principalmente impostas pelo protecionismo dos países mais industrializados. Para romper certas barreiras, podem-se criar parcerias e buscar soluções legais para conseguir alcançar este mercado consumidor e, caso não seja rentável, pode ser melhor exportar os frangos para regiões menos problemáticas.
Criação de frangos de granja – Público-alvo
O público-alvo da criação de frangos de granja é, principalmente, grandes empresas da produção de alimentos, abastecimento de açougues, supermercados, grandes redes de restaurantes.
A venda é constituída em grandes quantidades, o que faz do empreendedor de criação de frangos de granja, um comerciante atacadista. É necessário estudar a fundo o perfil do consumidor para saber quais são suas expectativas e traçar suas preferências e isto pode ser feito através de pesquisas.
A forma de divulgação da empresa, frequentemente, está ligada ao perfil traçado do consumidor de criação de frangos de granja, facilitando as saídas mais favoráveis ao empreendimento de chegar ao consumidor e propor seus serviços.
Criação de frangos de granja – Alimentação dos frangos
Os frangos são animais monogástricos, possuindo um estômago simples. Também são onívoros, alimentando-se de alimentos de origem animal e de origem vegetal. Os frangos da criação de frangos de granja estão em cativeiro e por isso dependem totalmente da alimentação oferecida pelo criador para desenvolverem.
As rações são os alimentos mais usados para a criação das aves e nela deve conter as necessidades nutricionais dos frangos.
Deve-se investir num profissional veterinário para avaliar a composição e conduzir uma dieta adequada aos frangos para a criação de frangos de granja. Este profissional trabalha ainda zelando pela promoção de saúde no meio da criação de frangos de granja na formulação de medidas que dificultem o adoecimento das aves.
De acordo com a etapa da vida do frango, utilizam-se rações diferentes. A criação de frangos de granja deve então dispor de três tipos de rações diferentes: uma para os frangos com até 21 dias de vida e outra para o crescimento até uma semana antes do abate. Na última semana, os frangos recebem uma alimentação especial para ficarem ideais para o corte.
Criação de frangos de granja – Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária e outros órgãos de controle de alimentos visitam estabelecimentos que vendem alimentos. Exigem, entre várias normas, a utilização de equipamentos especiais para lidar com comida e estas se aplicam muito mais aos frangos já abatidos do que propriamente os que estão ainda em cativeiro.
Depois do abate, o frango deve ser conservado numa temperatura ideal e isto será cobrado na visita da Vigilância Sanitária. Além disso, as pessoas que manipularem os frangos devem usar luvas e terem todo o cuidado necessário com a higiene e contaminação.
Lavar sempre as mãos e usar o uniforme são mais algumas regras que podem adiantar o consumidor neste começo de negócio de criação de frangos de granja a lidar com estas imposições e orientar seus funcionários.
Criação de frangos de granja – Pessoal
O pessoal de criação de frangos de granja deve ter uma pessoa especializada em sacrificar os frangos, alimentar os animais, separá-los, fazer a manutenção dos criadouros, recolher os ovos, um veterinário, pessoas que limpem os frangos e os deixe ideais para a venda e outros que vão sendo necessários a partir do começo do negócio.
É necessário que, na entrevista de contratação, haja uma conversa esclarecedora entre o empreendedor e seus funcionários, explicitando o pagamento, as condições de trabalho, as jornadas por dia em relação a horários, benefícios. É preciso também verificar se os candidatos têm boas referências, pois isto dá certa garantia de um trabalho sério. O ideal é treiná-los quanto à especificidade de suas funções, além de priorizar o bom atendimento ao cliente da criação de frangos de granja.